XL Encontro Regional de Estudantes de Serviço Social - ERESS Sergipe 2018

sexta-feira, 20 de abril de 2018

XL ERESS - Sem Cativeiros




ERESS SEM CATIVEIROS

O Encontro Regional de Estudantes de Serviço Social (ERESS) tem como finalidade estimular discussões em torno dos eixos que estruturam a Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social (ENESSO), eixos estes: Conjuntura, Universidade e Educação, Formação Profissional, Movimento Estudantil, Combate às Opressões e Cultura – todos pertinentes à nossa formação profissional e humana. Tal espaço é de fundamental importância para estimular as discussões entre os/as estudantes, bem como entre a sociedade de um modo geral.

Trata-se também do fortalecimento da categoria pelo direito social à educação pública, laica, gratuita, socialmente referenciada na luta da classe trabalhadora, e de qualidade, contribuindo, assim, com a construção de uma transformação social, na qual sejamos livres de desigualdades, de preconceitos, da exploração do ser humano pelo ser humano, e de todas as formas de opressão. Uma sociedade onde possamos desenvolver o potencial humano em sua plenitude, onde sejamos emancipados/as.

A conjuntura brasileira é de repressão aos movimentos sociais e retirada de direitos. Tempos árduos para a classe trabalhadora, composta por nós, negras e negros, mulheres com duplas e triplas jornadas de trabalho, LGBTs, que dependemos da venda da nossa força de trabalho para sobreviver e estamos sujeitos a todo tipo de violência, inclusive do Estado. A burguesia impõe a nós trabalhadores/as a culpa da crise, sendo o bloqueio do nosso avanço social e econômico a saída para a retomada do dito “crescimento econômico”, num aprofundamento das desigualdades sociais, das formas de exploração e da luta de classes.

Diante disso, há um movimento de retirada de direitos conquistados historicamente através de muita luta, com contrarreformas como a trabalhista (aprovada), a previdenciária (temporariamente arquivada) e outras contrarreformas impopulares, sob o signo do dito “desenvolvimento econômico”. Não podemos deixar de citar também a escalada fascista que se amplia na sociedade, com a ascensão de figuras reacionárias, execuções e perseguições crescentes a militantes e políticos/as combativos, além do genocídio negro que infelizmente ainda está em vigor.

Claúdias, Amarildos, Dandaras, Rafaelas, Marcondes, Olívias, Marias, Josés e tantas outras vítimas de um sistema que tem em suas bases de sustentação o patriarcado e a exploração de classe. Temos no capitalismo um sistema que sobrepõe o valor de troca ao valor de uso, e não poupa crianças, mulheres, homens, idosos, indígenas, quilombolas e nem a própria natureza em nome da expansão do seu lucro. A repressão é a forma peculiar desse sistema de silenciar trabalhadores/as que ousam denunciar a barbárie.

Podemos tomar como exemplo o assassinato do motorista Anderson e da vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco, mulher negra, bissexual e comunista, executada por lutar pelos direitos das mulheres, dos negros/as e dos/as LGBTs, por denunciar os abusos da Polícia Militar e o extermínio da juventude da favela. Uma defensora dos direitos humanos e figura importante na luta pelo socialismo. Em nome de todos eles, devemos continuar na luta e nos organizar, por uma sociedade sem mais cativeiros. Pela emancipação humana!

A Região III da ENESSO (RIII), composta pelos estados de Bahia, Sergipe e Alagoas, apresenta o XL Encontro Regional, intitulado “ERESS SEM CATIVEIROS”, com o tema: “No sofrimento e na consciência, na repulsa à exploração e humilhação dos povos e do homem [e da mulher], é que reside a dinâmica da revolução.” E por que “SEM CATIVEIRO”?

O nome do nosso Encontro foi inspirado na Paraíso de Tuiuti, Escola de Samba carioca que balançou a Sapucaí, e apesar de ter ficado em segundo lugar no Rio de Janeiro, foi considerada pelo povo brasileiro a campeã do Carnaval do Rio 2018, com desfile que ficou pra história por ter desafiado a burguesia, trazendo em seu desfile uma crítica inteligentíssima e radical à conjuntura que nos aflige hoje.

A Escola trouxe como enredo “Meu Deus, Meu Deus, Está Extinta a Escravidão?”, questionando a “emancipação” dos escravizados em 1888 no Brasil e as novas formas de exploração que aplicam até hoje sobre nós, cada vez mais reinventadas, nos levando a refletir que a carne mais barata do mercado, parafraseando Elza Soares, segue sendo a carne negra, descartável e dispensável, mão de obra barata, relegada às periferias e assassinada. A pobreza no Brasil tem endereço e cor. E essa realidade ainda é herança de uma “libertação” que passa longe de compensar os séculos de exploração e cativeiro que sofreu o povo negro e indígena.

De maneira sucinta, a Paraíso de Tuiuti ainda trouxe à tona as contrarreformas investidas contra o povo pelo "vampiro” Temer, que estão sendo viabilizadas pelo aprofundamento da agenda burguesa, fiel ao projeto internacional proposto pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), pelo Banco Mundial e pelo Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), que envolve privatização das nossas estatais e exploração e exportação dos nossos recursos naturais, além da supracitada retirada de direitos sociais.

É neste cenário de ofensiva neoliberal e protofascista, de sucateamento da educação pública e desmonte do SUS, de retrocessos para a classe trabalhadora, de crescimento das empresas em detrimento do avanço do povo, que, assim como cantou a Paraíso do Tuiuti, conclamamos a libertação do cativeiro social que o capitalismo nos impõe através da luta, organização e resistências dos povos.  Conclamamos todas e todos estudantes de Serviço Social da RIII, de todas as cidades, de todas as Universidades – sejam públicas ou privadas, presenciais ou EAD – a participarem do XL ERESS SEM CATIVEIROS!

Nosso Encontro acontecerá entre os dias 28 de junho e 01 de julho, em Sergipe, e está sendo organizado pelo Centro Acadêmico de Serviço Social Maria Anízia Góis de Araújo da Universidade Federal de Sergipe (CASSMAGA/UFS), e pela Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social (ENESSO).

ENESSO SOMOS TODOS/AS NÓS! ENESSO É PRA LUTAR!

Comissão Organizadora do XL Encontro Regional de Estudantes de Serviço Social – ERESS SEM CATIVEIROS

Nenhum comentário:

Postar um comentário